Date: 12-Feb-2008
From: Gabriela Bulla <gabibullagmail.com>
Subject: III Simpósio Ensino d Português p/ Falantes d Espanhol
E-mail this message to a friend
III Simpósio Ensino d Português p/ Falantes d Espanhol
Date: 21-Jul-2008 - 23-Jul-2008 Location: Campinas, Brazil Contact: Matilde Scaramucci Contact Email: iiisepfe2008gmail.com Meeting URL: http://www.iel.unicamp.br/3sepfe/
Linguistic Field(s): Applied Linguistics
Subject Language(s): Portuguese (por)
Meeting Description:
O objetivo é dar continuidade aos debates na área de ensino e aprendizagem de português como língua estrangeira ou segunda língua para falantes de espanhol, abrindo novas oportunidades para a troca de idéias e construções conjuntas.
III Simpósio sobre Ensino de Português para Falantes de Espanhol Data: 21 a 23 de julho de 2008 Instituto de Estudos da Linguagem Universidade Estadual de Campinas Campinas, São Paulo, Brasil http://www.iel.unicamp.br/3sepfe/
Datas importantes: Submissões de trabalhos: até 31 de março de 2008 Divulgação do resultado da avaliação dos resumos: até 15 de maio de 2008 Inscrições com apresentação de trabalho (ver diferentes valores): até 15 de junho de 2008 Inscrições sem apresentação de trabalho (ver diferentes valores): até 19 de julho de 2008 por e-mail (envio de comprovantes até 19 de julho de 2008) ou 21 de julho de 2008, no local do evento
Histórico e objetivos do simpósio: O I Simpósio sobre Ensino de Português para Falantes de Espanhol ocorreu em março de 2003, na Universidade do Arizona, nos Estados Unidos. Em março de 2006, na Universidade de Stanford, ocorreu a segunda edição. Ambos os encontros tiveram como objetivo principal promover a troca de idéias, de práticas metodológicas e de estudos sobre o ensino de português para falantes de espanhol, especificidade em crescente desenvolvimento na área de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras.
O I Simpósio foi organizado por Ana Maria Carvalho (presidente, University of Arizona), Lyris Wiedemann (University of Stanford) e Antonio Simões (University of Kansas). Com sete mesas-redondas e 21 comunicações, o evento proporcionou oportunidades para debates na área de ensino de português como língua estrangeira para hispanofalantes (presente, passado e futuro), ensino e aprendizagem da fonologia, morfologia e sintaxe da língua portuguesa, avaliação e aspectos sociolingüísticos. Participaram como moderadores dos debates além dos organizadores do evento, John Jensen (Florida International University), Orlando Kelm (University of Texas, Austin), Dale Koike (University of Texas, Austin) e Carmen Tesser (University of Georgia and Middlebury College). José Carlos Paes de Almeida Filho (Universidade Estadual de Campinas) foi o palestrante convidado. Um dos resultados concretos do evento foi a publicação, em 2004, de um livro sobre ensino e aprendizagem de Português por Falantes de Espanhol (Simões, Antônio R.M., Carvalho, A.M., Wiedemann, L. Português para falantes de espanhol/Portuguese for Spanish Speakers . Campinas, SP, Brasil: Pontes, 2004), que reuniu artigos em inglês e em português apresentados no Simpósio e contribuições de outros pesquisadores importantes na área.
O II Simpósio sobre Ensino de Português para Falantes de Espanhol foi organizado por Lyris Wiedemann (presidente), Ana Isabel Delgado e Nicole P. Barraza, todas da Universidade de Stanford. Com 9 mesas-redondas e 19 comunicações, o evento retomou alguns dos temas do primeiro evento (debates sobre o ensino de português como língua estrangeira para hispanofalantes, ensino e aprendizagem da fonologia, morfologia, léxico e sintaxe da língua portuguesa, avaliação), e acrescentou outros, tais como a perspectiva do aprendiz hispanofalante e abordagens de desenho de programas de ensino e práticas.
Participaram como moderadores dos debates Ana Maria Carvalho ( University of Arizona), Daniele Grannier ( Universidade de Brasília), Marianne Akerberg ( Universidade Autónoma de México); Dale A. Koike ( University of Texas, Austin), J ohn B. Jensen ( Florida International University); Carmen Tesser ( Middlebury College, University of Georgia); Maria Antonia Cowles ( University of Pennsylvania), Ana Isabel Delgado ( Stanford University) e Matilde Scaramucci ( Universidade Estadual de Campinas/Unicamp). Elizabeth Bernhardt, (Stanford University) e Milton M. Azevedo (University of California, Berkeley) foram os palestrantes convidados .
O III Simpósio sobre Ensino de Português para Falantes de Espanhol está sendo organizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com a colaboração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). A Comissão Organizadora reúne pesquisadores das três universidades e tem a coordenação geral dos professores Matilde V. R. Scaramucci (presidente), Margarete Schlatter e Nelson Vianna. O objetivo do encontro é dar continuidade aos debates na área de ensino e aprendizagem de português como língua estrangeira ou segunda língua e abrir novas oportunidades para a troca de idéias e construção conjunta de metodologias contemporâneas direcionadas a falantes de espanhol. Pelo fato de o evento estar sendo realizado no Brasil, esperamos contar com uma participação maior de pesquisadores e professores atuantes no Brasil e na América do Sul e, ao mesmo tempo, promover uma maior integração destes com aqueles que participaram dos dois primeiros eventos.
Temas para submissão de trabalhos: Serão bem-vindos todos os trabalhos que se relacionarem à temática principal do evento - Ensino de Português para Falantes de Espanhol, referentes, embora não limitados, às seguintes sub-áreas:
*Aprendizagem Trajetórias, estratégias e resultados de aprendizagem de português por falantes de espanhol relativos a aspectos lingüísticos, culturais, sociais e/ou afetivos.
* Análise e elaboração de materiais didáticos Análise, elaboração e avaliação de materiais didáticos para ensino de português por falantes de espanhol.
* Práticas de sala de aula Pesquisas em sala de aula no ensino de português para falantes de espanhol, incluindo o desenvolvimento e resultados de práticas e atividades pedagógicas.
* Avaliação Avaliação no contexto de ensino de português para falantes de espanhol, suas características e dificuldades.
*Formação de professores Especificidade da formação de professores para o ensino de português para falantes de espanhol.
* Educação bilíngüe Ensino de português para falantes de espanhol em contextos de educação bilíngüe.
* Políticas lingüísticas Políticas lingüísticas relacionadas ao português como língua estrangeira/segunda língua e o impacto social de políticas governamentais e não governamentais para o ensino de português para falantes de espanhol.
* Descrição lingüística Português/Espanhol e ensino Análises contrastivas entre aspectos lingüísticos das duas línguas, com implicações para o ensino de português para falantes de espanhol.
*Ensino a distância e uso de tecnologias no ensino Materiais didáticos e/ou experiências de ensino de português para falantes de espanhol apoiados por tecnologias de informação e comunicação e/ou a distância.
|